terça-feira, 16 de setembro de 2008

Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa




21 de Setembro - Domingo - 09:00 hs da manhã. Concentração na Praia do Leme.




Ninguém será discriminado por sua crença religiosa. Eu tenho fé.
A intolerância religiosa vem crescendo em todo o país. Já foram registrados diversos casos de ataques as religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé. Seus sacerdotes vêm sendo agredidos, ,sua religiosidade difamada em veículos de comunicação. Estudantes tem sofrido constrangimento e recebido ensinamentos com imposição curricular de outro credo. E até episódios de extremos vandalismo, invasão e demolição de templos, terreiros, casas-de-santo tornaram-se rotineiros. Nenhuma manifestação religiosa será ofendida sem o devido direito de resposta e punição. Eu tenho fé. Para defender o direito da liberdade de culto , organizações religiosas e da sociedade civil vão promover no dia 21 de setembro, a Caminhada pela Liberdade Religiosa, na orla de Copacabana. Esta iniciativa é uma resposta dos praticantes das religiões afro-brasileira que, em conjunto com outros setores, vem se mobilizar contra o fanatismo, o preconceito e a discriminação. A caminhada é um ato a favor da cidadania. É um movimento que acredita, como no tempo dos Quilombos, que o espírito de convivência pacífico e democrático pode ser incorporado pela população do estado do Rio de Janeiro. Nós temos fé!

Video da campanha sobre intolerancia Religiosa:




Baba Diba de Iyemonja estara na Caminhada pela Liberdade Religiosa no Rio de Janeiro, Representando a Comunidade Terreiro Ile Àsé Iyemonja Omi Olodo da Vila São José em Porto Alegre - RS, a CEDRAB-RS - Congregação em Defesa das religiões Afro Brasileiras do RS e a Africanamente - Centro de Pesquisa Resgate e preservação de Tradições Afrodescendentes, bem como a Comunidade Afro religiosa do estado.

Um comentário:

Fabiano Araujo disse...

Parabéns Pai Léo pelos seus belos textos sobre Religião-Afro e também sobre alguns conceitos apresentados e outros defendidos. Lhe conheço apenas de vista lá da casa de minha mãe Inayá. Minha feitura foi iniciada pelo meu saudoso Pai Vinicius de Oxalá Domaia e completada por Mãe Inayá. Sempre estudei muito sobre nossa Religião e tenho muitos livros e matérias sobre ela. Inclusive tenho cópias das árvores genealógicas da principais bacias Afro no Rio Grande do Sul. Estou lhe adicionando aos meus favoritos e espero continuar tendo a oportunidade de ver suas matérias e textos publicados. Um abraço Fabiano de Oxalá
fabianodeoxala@bol.com.br