sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O limite da ostentação


Existe um limite muito tênue que nenhum religioso deve passar.

Às vezes na vontade de querer dar o melhor aos nossos Orixás, passamos do limite entre querer dar o melhor ao nosso Orixá em sinal de agradecimento e a Ostentação.

Difícil saber esse limite quando temos êxito em nossas vidas, e naturalmente queremos agradar aqueles que são responsáveis pelo nosso êxito e dos que estão conosco na Fé dos Orixás, ate porque é um limite muito tênue, mas temos que nos lembrar que Orixá e obrigação de Orixá não é ostentação. Por mais que se tenha condições financeiras temos que nos ater a esse limite, senão vira pura ostentação ou “mega” evento e isso não cabe na Fé dos Orixás.

Temos que lembra neste momento de onde viemos, quem não sabe de onde veio ou não se lembra, nunca saberá onde chegar. Êxito como religioso não tem nada haver com riqueza, mas sim com a força do axé e a resposta dele, ainda me lembro e ainda existem muitos ile simples e humildes que detem um forte axé, não é ostentendo riqueza que seremos reconhecidos entre os nossos, mas sim pela força do axé.


___________________

Por Pai Léo de Oxalá

2 comentários:

Anônimo disse...

PAI LÉO
Magnifico texto
Muitas vezes passa inclusive pelo delirio simples...

Mãe Moça de oxalá disse...

Achei seu artigo de extrema importância, pois concordo e ao mesmo tempo fico triste com este tipo de "evolução" em nossa religião!
É bom saber que tenho irmãos que pensam como eu.
Se poder visite o meu blog e vera que pensamos de forma muito parecida.
cabindaadrianedeoxala.blogspot.com
AXÉ