quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Orixá Oxalá "Lissa"



O imenso respeito que o Grande Orixá inspira às pessoas das Religiões de Matriz Africana revela-se plenamente quando chega o momento da dança de Oxalá, durante o xiré dos Orixás. Com essa dança, fecha-se à noite, e os outros orixás presentes vão cercá-lo e sustentá-lo, levantando a bainha de sua roupa para evitar que ele a pise e venha a tropeçar. Oxalá e aqueles que o escoltam seguem o ritmo da “orquestra”, que interrompe a cadência em intervalos regulares, levando-os a dar alguns passos hesitantes, entrecortados de paradas, no decorrer dos quais o conjunto de orixás abaixa o corpo, deixa cair os braços e a cabeça, por um breve momento, como se estivessem cansados e sem força. Não é raro ver pessoas que, vindas como espectadoras, deixam-se tomar pelo ritmo, dançam e agitam-se em seus lugares, acompanhando o desfalecer do corpo e a retomada dos movimentos, conjuntamente com os orixás, num afã de comunhão com o Grande Orixá, aquele que foi, em tempos remotos, o Rei dos Igbôs, longe, bem longe, em Iluayê, a terra da África.

Texto de: Pierre Fatumbi Verger do livro Orixás

Comentário:
Esse texto de Pierre Verger é um dos melhores sobre as danças de Oxalá pois descreve bem o respeito que se tinha e como era feito há alguns anos atrás na religião dos Orixás realizada aqui no Sul, mas com o tempo podemos observar que quando chega o momento das danças de Oxalá a maioria dos Ilés já esta vazio, a maioria dos convidados já não estão presentes, ficando apenas os filhos do Ilê, como se o Orixá Oxalá não merece-se o devido respeito de todos. Mas nessa semana pude observar que nem tudo esta perdido pois presenciei um momento exatamente como sita Pierre Verge em seu texto, em um Ile de batuque, na Casa de Mãe Ynaia de Oxum, um momento de grande Asè desse Orixá enfim um afã de comunhão dos mais belos que vi nos últimos tempos, Parabéns a aqueles que mantém em evidencia os fundamentos e respeito pela nossa religião e nossas Divindades.
____________________
Por Pai Léo de Oxalá


PS: Em dezembro estaremos de Obrigação no Kwe, portanto o blog só será atualizado apartir do dia 20 de dezembro.

Um comentário:

Povo do Axé disse...

Sua bênção
É realmente muito triste isso, e a pura verdade generalizada acredito que no país inteiro. Esperamos conseguir modificar isso e voltar a termos um Candomblé equilibrado, onde respeitemos ainda mais a vinda dos Orixás à terra para nos saudar.
Quem sabe alguns ajustes simples nas normas da nossa casa não ajudem não é mesmo? Vamos pedir então a Oxalá que nos ilumine para encontrarmos este caminho.
Parabéns pelo blog! Estaremos sempre o acompanhando. Um grande abraço dos irmãos aqui do Nordeste.